A Angiologia é a área da Medicina que estuda as doenças da circulação, que podem acometer as artérias, as veias e os vasos linfáticos.
Esta cartilha de orientação para a população em geral, foi elaborada pela Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (LIANGIO) e pelo Laboratório especializado em exames de Eco-Doppler vascular (ANGIOLAB).
O objetivo desta cartilha é chamar a atenção para as doenças mais comuns que afetam a circulação periférica, quais pessoas apresentam maior risco de ter essas doenças, quais os sintomas que elas causam e principalmente, quando procurar o médico.

Aneurisma de aorta abdominal é uma dilatação anormal da aorta, principal artéria que transporta sangue do coração para o corpo.

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica é caracterizada pelo estreitamento ou bloqueio das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo, especialmente nas pernas.

Obstrução nas artérias do pescoço é o estreitamento das artérias carótidas, que transportam sangue ao cérebro, podendo causar derrame.

Oclusão Arterial Aguda é o bloqueio súbito de uma artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo.

Pé diabético é uma complicação do diabetes que causa feridas, infecções ou necrose nos pés devido à má circulação e neuropatia.

Trombose Venosa Profunda é a formação de coágulos em veias profundas, geralmente nas pernas, podendo causar dor, inchaço e complicações graves.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, geralmente nas pernas, causadas por falha nas válvulas que prejudicam o retorno sanguíneo ao coração.

Erisipela é uma infecção bacteriana da pele, geralmente nas pernas ou face, causando vermelhidão, inchaço e dor.

Linfedema é o acúmulo de linfa nos tecidos, causando inchaço, geralmente nos braços ou pernas, devido à obstrução linfática.
Laboratório atuante desde 1991 especializado em exames para diagnóstico das doenças vasculares periféricas pela utilização da ecografia vascular com doppler colorido.